Palavras e Pessoas – Parte I

Ataraxia (Ἀταραξία) – Michaelis

De acordo com os pensadores cépticos, epicuristas e estoicos, ausência de inquietações ou perturbações do espírito, algo que só ocorre quando o indivíduo tem o domínio dos desejos, das paixões, juntamente com a renúncia aos objetivos considerados inatingíveis.

Sensação de tranquilidade ou de serenidade.

Comportamento apático; apatia, indiferença.


Aretê (ἀρετή) – Wikipedia

Literalmente “adaptação perfeita, excelência, virtude”. É uma palavra de origem grega que expressa o conceito grego de “excelência” de qualquer tipo, ligado especialmente à noção de “virtude moral”, de cumprimento do propósito ou da função a que o indivíduo se destina.


Eudaimonia (εὐδαιμονία) – Wikipedia

É um termo grego que literalmente significa “o estado de ser habitado por um bom daemon, um bom gênio”, e, em geral, é traduzido como felicidade ou bem-estar. Contudo, outras traduções têm sido propostas para melhor expressar o que seria um estado de plenitude do ser.


Paideia (παιδεία) – Wikipedia

É a denominação do sistema de educação e formação ética da Grécia Antiga, que incluía temas como Ginástica, Gramática, Retórica, Música, Matemática, Geografia, História Natural e Filosofia, objetivando a formação de um cidadão perfeito e completo, capaz de liderar e ser liderado e desempenhar um papel positivo na sociedade.


Hilel, o Ancião (הלל; c. 60 a.C. – c. 9) – Wikipedia

Foi um líder proto-rabínico, visto nas fontes rabínicas como sendo o pai fundador da casa de Hilel; viveu durante o reinado de Herodes, o Grande e foi uma figura central dos últimos tempos (período do Segundo Templo).

Nasceu na Babilônia, mudou-se para Jerusalem para estudar e como relatado no Talmud; era pobre e ganhava a vida como lenhador, não podia pagar as taxas da acadêmia, por esse motivo decidiu-se pela abolição das taxas da acadêmia para todos os alunos. Estudioso respeitado em seu tempo, é à Hilel atribuído diversos ensinamentos da Mishná e do Talmud.

Algumas frases de Hilel:

Se eu não sou para mim mesmo, quem é para mim? E se eu sou só para mim, o que sou? Se não agora, quando?

Não diga: ‘quando tiver tempo eu estudarei: pois talvez você nunca tenha lazer.

Não pare nem nu nem vestido, nem sentado nem em pé, nem rindo nem chorando.


Posted

in

Written by

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *